CAMPO NEUTRO: Mudou Guardiola ou mudou Haaland?
MatériaMais Notícias
da betsson: Lionel Messi: 1,70m de altura (com boa vontade).
RelacionadasFutebol InternacionalHaaland supera marca de 28 anos e se torna maior artilheiro da Premier League em uma só temporadaFutebol Internacional03/05/2023Futebol InternacionalReal Madrid conhece o preço que deve pagar por Haaland, em 2025Futebol Internacional04/05/2023Futebol LatinoPara exaltar Haaland, histórico ex-jogador menciona Lionel MessiFutebol Latino25/04/2023
da bet7: Erling Haaland: 1,94m.
O que há de comum entre os dois?
Ambos foram jogadores de Pep Guardiola. Haaland, por sinal, ainda é.
Lionel Messi é certamente o mais ilustre, mais bem dotado, mais festejado “falso 9” jamaisescalado por Pep Guardiola. Jogava, é claro, pelo Barcelona.
Guardiola escalou outros, é verdade, e há uma extensa lista de “falsos 9” nos últimos anos noManchester City, em suas vitoriosas campanhas na Premier League.
Riyad Mahrez, Phil Foden, Bernardo Silva, Ferran Torres, Raheem Sterling e até Kevin deBruyne têm executado ou executaram o papel, com sucesso.
Um sucesso traduzido no fato de que o Manchester City foi campeão da Premier League nastemporadas 2017/2018, 2018/2019, 2020/2021, 2021/2022, além de ter sido vice-campeão natemporada de 2019/2020. Todos sob a direção de Pep Guardiola.
Agora, a cinco rodadas do fim da atual temporada, o Manchester City está a ponto de ser novamente campeão inglês.
+ Neymar na mira de outro clube inglês, CBF pensa em mudar prazo por Ancelotti…
O time joga neste sábado, em casa, contra o Leeds United e é o franco favorito. Se ganhar,como se espera, ficará quatro pontos à frente do Arsenal, que disputou um jogo a mais.
Em outras palavras, com uma vitória neste sábado o Manchester City dependerá apenas de simesmo para levantar mais um título da Premier League, independentemente do que o Arsenalvenha a fazer ou não.
Mas há uma diferença, uma grande diferença, uma diferença expressa em mais do que os 24centímetros de vantagem que Haaland tem sobre Messi, além dos muitos quilos a mais depeso, mais juventude e uma musculatura bem mais possante.
A diferença é que Haaland é um típico centroavante.
Se voltarmos à Copa de 1970, veremos que Zagallo estava inclinado a escalar Dadá Maravilha,um típico centroavante, no ataque da Seleção Brasileira que ia disputar a Copa do Mundo noMéxico.
Dizem as más línguas que Zagallo se mostrava disposto a tanto para agradar o entãoPresidente da República, Emílio Garrastazu Médicis, fã do jogador do Atlético Mineiro.
Fosse qual fosse a razão, no fim Zagallo optou por Tostão, um típico “falso 9”, embora não seusasse a expressão na época, preferindo-se o termo “pivô”.
Agora, Erling Haaland acaba de bater o recorde de gols em uma temporada da PremierLeague, com uma enorme e inalcançável vantagem sobre o segundo colocado, o festejadoinglês Harry Kane. Está com 35 gols, enquanto Kane tem 25.
Se voltarmos aos campeonatos ingleses que começaram 1888, bem anteriores à criação daPremier League em 1992, veremos que o recorde é de Ron Davies, em 1967, com 37 gols.
Haalad está a caminho de também batê-lo.
É melhor ter um centroavante típico ou um “falso 9”?
Mudou Guardiola ou mudou Haaland?